sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Arch Linux - Primeira Impressões





Recentemente resolvi instalar o Arch Linux, uma distribuição simples, que te dá total liberdade de modificar o sistema, nele não há instaladores, é tudo por comandos, desde a formatação do disco, até a configuração e instalação de drivers. Com esta distribuição, o usuário aprende mais como funciona o Linux (e também como funcionam os instaladores).

Porém, aqui vou listar as coisas que mais achei interessante no sistema.

- Rolling Release: Não há versões do sistema, como por exemplo, 1.0, 2.0, ou 42.1, 15.10, etc. Ao invés disto, o sistema tem atualizações constantes, claro tem uma pequena desvantagem, você terá que atualizar o sistema sempre, porém, você terá os últimos recursos.

- Gerenciador de pacotes Pacman: o gerenciador de pacotes do sistema é muito rápido em comparação aos demais, a instalação e desinstalação dos pacotes é muito simples, e a atualização do sistema também.

- Sistema mais leve: Isto é um pouco relativo, o sistema é muito mais leve por ter menos programas instalados por padrão, qualquer sistema que tivesse somente o básico sem muitos programas e serviços pré-instalados seria mais leve, mas para alguém que não usa nem metade dos programas que vem por padrão nas distribuições e precisa instalar os que necessita, isto se torna uma grande vantagem.

- Configuração: Geralmente os sistemas vem com uma configuração recomendada para um grupo de usuário, geralmente os usuários mais simples, já o Arch Linux não, ele vem com uma configuração padrão, e você modifica e faz com que o sistema se ajuste as suas necessidades.

- Estabilidade: Até o momento o sistema está muito estável, sem travamentos ou algo do gênero.

A liberdade do sistema


Você precisa particionar o HD, instalar os drivers de áudio, vídeo, configurar a placa de rede, instalar servidor gráfico, instalar gerenciador de login, e instalar a interface gráfica do seu sistema. Mas porque não vem tudo instalado? Dependendo do uso do seu sistema você não irá precisar de tudo isto, para que irei querer drivers de áudio e vídeo, ou a internet funcionando para somente compilar um programa? Ou para testar algum programa? Ou seja, a liberdade que o Arch Linux te trás é a liberdade de fazer com que o sistema se adapte a suas necessidades sem muita complicação.

Conclusão

Um sistema que te dá total liberdade (ou quase total), e, recomendado para usuários mais experientes, ou que querem aprender melhor como o Linux funciona. Acredito que para quem quer ter maior experiencia no Linux, começar por ele, você aprenderá muito com este sistema, quer instalar? Em breve farei um tutorial em vídeo, enquanto o preguiçoso não faz o vídeo, veja a wiki, há um tutorial que recomendo caso não saiba inglês [na wiki | ou um vídeo].


Fontes: 
Diolinux - Referencia ao tutorial em vídeo do Tux 4 You


Tags: , , ,

0 Comentarios para “Arch Linux - Primeira Impressões”

Postar um comentário

© SouUmByte. Todos direitos reservados.
Designed by SpicyTricks