domingo, 15 de novembro de 2015

Quer entrar no mundo linux? Conhecer um pouco mais? Veja este artigo!




Se você planeja entrar no mundo Linux, ou acabou de entrar, este artigo terá o proposito de te ajudar.

Primeiramente, o que é Linux? Muitas pessoas usam o termo Linux para designar o sistema em si, mas na verdade Linux é somente um núcleo (Kernel), o núcleo é responsável por fazer a comunicação entre o Hardware (parte física) e o Software (parte lógica). Geralmente o sistema operacional que carrega o Kernel Linux é o GNU, um exemplo de sistema que não é GNU e carrega o Kernel Linux é o Android, que contém bem poucas coisas do GNU, e não chega a nível de ser considerado GNU.

* Enfim, a pronuncia correta é GNU/Linux pois os sistemas são baseados no GNU, com exceção alguns. Porém neste artigo vou usar o termo Linux para facilitar o entendimento.

Porque usar Linux?


O correto seria, porque EU deveria usar Linux? pois depende da necessidade do usuário.

Vou citar alguns motivos relevantes: Segurança, Estabilidade, Comunidade Ampla, Diversidade de Sistemas*, Diversidade de Interfaces Gráficas, Desempenho.

Estabilidade e desempenho não é a mesma coisa, isto é óbvio, mas usuários mais leigos podem não saber diferenciar muito bem, um sistema estável é um sistema com poucas falhas (não digo nenhuma pois nada é perfeito, todos sistemas operacionais tem falhas), um sistema que não irá dar erro enquanto você está terminando o seu trabalho que demorou 5 horas para fazer. Um sistema com bom desempenho é um sistema que não irá travar enquanto você via um vídeo muito interessante, ou abria um programa e precisava que ele abrisse o mais rápido possível.

* Ou seja, desempenho = velocidade, estabilidade = livre de erros (ou quase livre).

Porque o asterisco no Diversidade de Sistemas? Simplesmente pois isto é tanto uma vantagem como desvantagem, as ramificações do Linux divide um pouco a comunidade (apesar dela geralmente ter conhecimento amplo de vários sistemas), e dificulta a escolha entre qual supri melhor suas necessidades.

Antes de começarmos a falar das distribuições, e qual melhor se adaptaria a um certo tipo de usuário, vamos lembrar uma coisa, Linux não é Windows, então muitos programas poderão não estar presentes no Linux, há uma forma de emular, que falarei em outro artigo, também há programas parecidos, que podem suprir suas necessidades.

Vejamos alguns programas que há no Windows e estão presente no Linux: 

Principais navegadores como: Chrome/Chromium, Firefox, Opera.
Principais programas de comunicação como: Skype, TeamSpeak.
E outros como: Spotify, VLC, etc..

Programas substitutos a outros:
Office: Microsoft Office - LibreOffice
Editor de imagens: Photoshop - GIMP
Editor de videos: Adobe Premiere - Cinelerra
Gerenciadores de Torrent: uTorrent - Transmission
Entre outros...

Mas se você é gamer, sinto muito lhe dizer, mas nem todos jogos estão presente no Linux (digamos que uma pequena parcela está presente), um exemplo: League Of Legends não está presente no Linux, e até o momento não planeja vir ao pinguim, mas existem vários jogos na Steam.

Distribuições

O Linux tem uma variedade grande de distribuições, as distribuições são vários sabores (ou versões) diferentes do Linux, cada distribuição é voltada para um tipo de usuário, algumas voltadas a usuários leigos, outras para usuários mais simples, que querem um sistema com softwares(programas) básicos, como navegador, editor de documentos (office), etc... Já outros, são voltados a usuários mais avançados.

Está começando agora? Recomendo o Linux Mint e Ubuntu, ou até o OpenSUSE.

Linux Mint: Uma interface amigável, se você está migrando do Windows, recomendo começar pelo Linux Mint. Linux Mint é baseado no Ubuntu, e é voltado aos usuários iniciantes.

Ubuntu: Não vem com uma interface muito amigável para usuários leigos, mas também não tem muito segredo, é um sistema voltado aos usuários iniciantes.

OpenSUSE: A escolha da interface fica a seu critério, eu recomendo a KDE. Este sistema tem uma das melhores ferramentas de configuração, e voltado aos iniciantes.


Está interessado em algo mais diferente do que o comum? Recomendo Fedora e Manjaro

Fedora: Não é um sistema difícil, porém, é voltada a desenvolvedores, e a usuários de diversos tipos, não chega a ser para iniciantes, mas não fica longe disto.

Manjaro: Baseada no Arch Linux, é uma distribuição simples, você pode escolher a interface gráfica que achar melhor, ela é voltada ao usuário que não conhece muito sobre Linux e que deseja ter a simplicidade do Arch Linux.


Quer algo mais... difícil? Para aprender mesmo a mexer com Linux? Aprender como ele funciona? Que tal tentar o Arch Linux

Arch Linux não vem com instalador, nem interface gráfica, você precisa fazer tudo na mão, desde particionar o disco até instalar os drivers e configurar o sistema.


Como vimos, vários "sabores", porém, isto também tem uma desvantagem, vejamos, Linux Mint é baseado no Ubuntu, que por sua vez, é baseado no Debian, eles compartilham o mesmo tipo de pacote, o deb. OpenSUSE e Fedora compartilham dos pacotes do tipo RPM. E o Manjaro e Arch Linux (Manjaro deriva do Arch Linux), utilizam pacotes PKG, logo, estes pacotes não são compatíveis um com o outro, o que dificulta um pouco, porém, há algumas forma de obter os programas diretamente do seu código fonte, mas nem sempre é necessário.

* Resumindo, distribuições derivadas compartilham o mesmo pacote, com algumas exceções, e outras distribuições outros tipos de pacotes, o que dificulta um pouco.

Por mais que haja esta divisão, na maioria das vezes, o programa que roda em uma distribuição especifica roda também na outra.

Eu preciso mesmo instalar para testar o sistema?


Não, a maioria disponibiliza um Live CD, que permite testar sem a necessidade de instalar, e você também pode utilizar máquinas virtuais para testar o sistema sem ter que sair do seu atual.

Conclusão


Todo sistema tem suas vantagens e desvantagens, use o que melhor se adapte a você, no Linux temos várias distribuições, cada uma com aspectos distintos, que focam em um certo tipo de usuário.

Importante: Algumas distribuições Linux são mais leves que outras, e você poderá instalar-las em computadores mais fracos (para isto recomendo Arch Linux, ou até mesmo o Manjaro com XFCE). O Linux e a maioria de suas distribuições são código aberto, logo qualquer um pode fazer contribuições e ajudar o projeto, e quando um erro é encontrado é rapidamente corrigido, por isto as atualizações quase diária dos pacotes. O código sendo aberto a qualquer um, todos podem ver o que o sistema faz, e como funciona (é claro, precisa de conhecimento na área de programação)!

Importante²: Não mude de sistema por achar que um é melhor que o outro, ou por simplesmente alguém dizer "é melhor", mude somente se o sistema suprir as suas necessidades, existem sim, sistemas melhores, porém, o melhor é aquele que te oferece todos os recursos que você necessita.

Importante³: Compatibilidade não é defeito e nem qualidade, os sistemas operacionais não são responsáveis por ela, e sim os desenvolvedores, os sistemas operacionais não podem colocar a mão em qualquer programa e torna-lo compatível, geralmente, a falta de compatibilidade é fruto do desinteresse das empresas e desenvolvedores.


Haverá tutorial em vídeo falando sobre tudo isto, e também, um outro ensinando instalar os sistemas (talvez nem todos os listados).


Tags: , , , ,

0 Comentarios para “Quer entrar no mundo linux? Conhecer um pouco mais? Veja este artigo!”

Postar um comentário

© SouUmByte. Todos direitos reservados.
Designed by SpicyTricks