sábado, 21 de novembro de 2015

OpenSUSE Leap 42.1



 

openSUSE Leap 42.1


Recentemente (ou não muito recentemente) foi lançado o openSUSE Leap, que tem o propósito de proporcionar principalmente estabilidade, porém também vem com os recursos mais novos e estáveis, diferente do Tumbleweed, que é Rolling Release e proporciona os últimos pacotes disponíveis, que as vezes podem ser muito instáveis.

Estou utilizando o openSUSE Leap, a partir de uma atualização do sistema (o que geralmente não traz a mesma experiência que uma instalação limpa) a partir da versão 13.2, até o momento a estabilidade do sistema é surpreendente. Ele vem com o KDE Plasma na versão 5.4.2, e também opção para o Gnome 3.16.4. O Kernel presente é o 4.1.12. 

O openSUSE Leap é baseado no SLE (SUSE Linux Enterprise) o que quer dizer que você receberá atualizações da base do sistema diretamente dos engenheiros do SUSE Linux Enterprise.

Observação: Segundo o Portal, o Leap foi construido sobre a arquitetura 64-bits, o que significa que processadores 32-bits não poderão rodar o sistema.

Recomendo o sistema para uso no dia a dia, você não terá problemas com instabilidade (que geralmente causam travamentos), e poderá usufruir dos recursos recentes estáveis, porém, se você gosta de novidades, tente o openSUSE Tumbleweed, terá os últimos recursos disponíveis, porém, as vezes instáveis.


Problemas que sofri após a atualização

Isto serve somente para informar a quem estiver planejando uma atualização, os problemas que podem ocorrer!


Nem tudo são flores, alguns problemas podem surgir após uma atualização, então faça uma instalação limpa, baixando o sistema e instalando por meio de um DVD ou Pen drive (ou outro dispositivo removível que tenha a capacidade de dar boot).

 

 Primeiro: Uso criptografia, logo ao iniciar apareceu a tela para digitar a senha quando liguei as teclas do teclado a tela comum foi para a tela preta pedindo a senha, num segundo inicio tudo correu normal.

 

 Segundo: Ao tentar iniciar a sessão tive um problema com o ponteiro do mouse que sumiu, pelo terminal apaguei as configurações e tudo voltou ao normal.

 

Terceiro: Um pouco estranho, primeira vez que abri o Dolphin ao navegar em alguns diretórios ele fechou sozinho, não ocorreu novamente.

 

 Quarto: Tive que configurar a rede após a atualização, nada complicado, com a ferramenta incrível de configuração que o openSUSE proporciona, o Yast, o processo foi feito em menos de 1 minuto.

 

 O que não gostei

 

Aparentemente isto já é do openSUSE a muito tempo. Ao instalar a KVM, depois de baixar os pacotes, o Yast ficou exibindo varias janelas que faziam com que ele sempre ficasse na frente, impedindo de fazer outras tarefas. As fontes também não são uma beleza, nada que uma configuração não resolva (que pode ser encontrada facilmente na internet).


Está querendo instalar?


Você pode baixar o openSUSE Leap 42.1 aqui!



Importante: Os problemas que sofri após a atualização são comuns somente em atualizações, que não são a melhor forma de se instalar um sistema novo com muitas mudanças (porém minha internet não é das melhores para baixar e instalar um limpo), caso esteja instalando do 0, a partir de um CD/DVD/Pendrive e afins, muito provavelmente não terá nenhum destes problemas.


Tags: , ,

0 Comentarios para “OpenSUSE Leap 42.1”

Postar um comentário

© SouUmByte. Todos direitos reservados.
Designed by SpicyTricks