domingo, 6 de dezembro de 2015

Gnome 3 - Opinião




Eu havia instalado o Gnome 3 no Arch Linux e iniciado uma discussão no fórum Viva o Linux, agora vou listar aqui minha conclusão.


O Gnome 3 vem, desde o inicio de seu desenvolvimento, focando em trazer facilidade no uso da Interface Gráfica.

O Gnome 3 é uma interface gráfica elegante, vem inovando com botões nas barras de titulo das janelas, como o botão de Abrir e Salvar do Gedit. Seu menu apresenta os aplicativos recentemente usados, e todos instalados, e se você tiver janelas aberta, ao invés disto ele lhe mostrará as janelas. Mas não impedindo de visualizar as aplicações, para isto ele posiciona na esquerda um botão com vários quadrados, onde também são mostrado os aplicativos escolhidos por você, e na direita, mostra todas as áreas de trabalho. Também, no topo deste menu, há uma barra de pesquisa para busca de aplicativos.

O Gnome 3 apresenta elegância e facilidade, há quem goste, e há quem não esteja muito amigo dele.

Como nem tudo são flores e chocolate, há algumas coisas que não são tão boas no Gnome 3, como o fato de, se você quiser uma nova janela, terá que clicar com o botão direito e ir em "Nova Janela", caso simplesmente selecione a aplicação, ela será reaberta, o que não há necessidade, já que o acesso da mesma pode ser feito pelo ALT+TAB e pelo Menu. Também há quem não o ache elegante, nem bonito. Os botões que estão presente na barra de titulo geralmente tem atalhos, como, por exemplo, CTRL+S para salvar ou CTRL+O para abrir, logo, entrarão em desuso e ficarão inúteis.

O Gnome 3 também é um pouco pesado, então considere o fato de que precisará de uma máquina não muito potente, mas não pode ser a torradeira que você tinha guardada a 10 anos.

Agora um ponto importante a ressaltar, usa SysVInit? Upstart? OpenRC? Desista, o Gnome 3 requer o SystemD, que só está disponível para Linux, ou seja, usa BSD? Ou outro sistema Unix-Like? O Gnome 3 não rodará no seu sistema, necessitará de um port por meio da comunidade, algo não muito fácil. Porém, algumas versões do Gnome 3 antes da implementação da dependência do SystemD poderão rodar.


Então, você recomenda? Somente se você usa Linux, com SystemD, e não tem repulsa ou ódio pelo mesmo (ou simplesmente não gosta), tem um PC razoavelmente bom, não liga para um processo a mais para abrir um aplicativo, e é iniciante, use o Gnome 3.

Eu atualmente uso o KDE 5 no Arch Linux com planos de mudar para o XFCE até o KDE 5 se estabilizar.

Lembrando, há outras opções como MATE, LXDE, Unity, XFCE, Cinnamon, os famosos Box e muitos outros.


Tags: , , ,

0 Comentarios para “Gnome 3 - Opinião”

Postar um comentário

© SouUmByte. Todos direitos reservados.
Designed by SpicyTricks